O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados à natureza.
Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam os seus parentes e amigos que já morreram e os seus deuses.
Foram os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados vão de porta em porta a perguntar "doçuras ou travessuras?" para ganhar rebuçados, chocolates e outros doces.
No dia 31 de outubro os moradores também enfeitam as suas casas com objetos feitos pela própria familia, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna.
O Dia das Bruxas não faz parte da cultura portuguesa, mas algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão.
Reza, que habitavam regiões de França e Inglaterra entre os anos 600 a.c e 800 d.c que deram origem à tradição do Dias da Bruxas. Naquela época, o Dia das Bruxas chamava-se Samhain, que significa 'fim do verão". O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão.
Então, prepara a tua fantasia e vamos ganhar algumas gostosuras!
*******************************************************
Significado de alguns símbolos
Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria.
Vela: indica os caminhos para os espíritos do outro mundo.
Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza das cargas negativas. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para o transporte das bruxas.
Moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Caldeirão: faz parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem as suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.