quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Principezinho - Atividades de compreensão oral - vídeo


 Exercício de compreensão oral
Ouvir o excerto de uma emissão do programa “Bom Dia Portugal”, daRTP, do dia 9 de janeiro de  2015.
Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientações que te são dadas.
1. Para cada item (1.1. a 1.6.), seleciona a opção que permite obter uma afirmaçãoadequada ao  sentido do vídeo que viste.
Escreve o número do item e a letra que identifica a opção escolhida no teu caderno.
1.1. O objetivo principal deste vídeo é
(A) incentivar à compra da obra O Principezinho, de Saint-Exupéry.
(B) divulgar uma nova edição de O Principezinho, de Saint-Exupéry.
(C) narrar a história de O Principezinho, de Saint-Exupéry.
(D) explicar as vantagens da leitura de O Principezinho, de Saint-Exupéry.
1.2. O jornalista afirma que O Principezinho é uma obra
(A) para todas as idades.
(B) essencialmente para crianças.
(C) para as crianças e os jovens.
(D) para todos os que têm alma de criança.
1.3. Esta edição de O Principezinho é diferente das anteriores porque é a única que
(A) apresenta as ilustrações de Saint-Exupéry.
(B) foi corrigida por Saint-Exupéry.
(C) segue a edição francesa.
(D) respeita o texto e as ilustrações originais.
1.4. “Esta edição tem um pormenor que não é de somenos importância, que é o prefácio de Valter Hugo Mãe.” Esta afirmação significa que o prefácio de Valter Hugo Mãe:
(A) tem menos importância que os outros aspetos da obra já referidos.
(B) é importante, mas tem menos valor que os outros aspetos da obra.
(C) tem a mesma importância que os outros aspetos da obra.
(D) é apenas um pormenor desta edição, sem grande importância.
1.5. O convidado refere a seguinte frase da obra O Principezinho:
(A) Ler faz bem.
(B) O essencial é invisível aos olhos.
(C) Ler é um ato de liberdade e de limpeza da nossa alma.
(D) A felicidade pode ser alcançada através da leitura.
1.6. Este excerto televisivo está organizado nos momentos seguintes:
(A) introdução do assunto; apresentação do convidado; confronto de opiniões; conclusão.
(B) apresentação do convidado; introdução do assunto; debate de opiniões; despedida.
(C) introdução do assunto; apresentação do convidado; sequência de perguntas e respostas; despedida.
(D) introdução do assunto; apresentação do convidado; sequência de perguntas e respostas; síntese final.

Sem comentários:

Enviar um comentário